TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!
0 11 min 5 anos
0
(0)

Marc W. Miller, criador do jogo Traveller RPG, lançou um financiamento coletivo para a sua quinta edição e, em apenas 4 dias, conseguiu arrecadar mais de 87 mil dólares de seus 640 apoiadores. A meta básica estabelecida na plataforma Kickstarter era de 15 mil dólares e os fãs do jogo ajudaram a alcançá-la em menos de 24 horas. A campanha ainda continuará ativa por mais 30 dias e estima-se que, até o final desse período, o jogo possa arrecadar mais de 250 mil dólares. Quando Traveller 5 (T5) foi lançado para financiamento coletivo pela primeira vez em 2013, a campanha alcançou impressionantes 300 mil dólares!

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!
Marc W. Miller

Traveller é um RPG de ficção científica que foi criado por Marc W. Miller junto com Frank Chadwick, John Harshman e Loren K. Wiseman. Publicado pela primeira vez em 1977, o jogo se inspirou em obras como Dumarest saga (de E. C. Tubb), A Fundação (de Isaac Asimov), Space Viking (de H. Beam Piper), Known Space (de Larry Niven), CoDominium (de Jerry Pournelle) e Polesotechnic League de Poul Anderson). A temática do jogo engloba viagens espaciais, conflitos políticos entre corporações, bem como encontros diplomáticos entre raças de culturas diferentes e, claro, combates espaciais.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!

Traveller é voltado para os amantes do gênero Hard Sci-fi, caracterizado pela preocupação com precisão científica e lógica do cenário. O livro básico tem 650 páginas e vem com uma grande quantidade de informações do cenário, tabelas e regras complexas que agrada os fãs de jogos categorizados como Old school. Outro aspecto de Traveller gira em torno da representação da condição humana, apresentando uma sociedade avançada, quase utópica, na qual a humanidade conseguiu vencer a maioria dos problemas; e ao mesmo tempo em que mostra o impacto da tecnologia, destaca os defeitos do comportamento humano dividido em castas. Este RPG foi considerado por anos um dos mais populares jogos de ficção científica, tanto que ganhou licenciamento para GURPS, D20 system e Hero System. Em 2008, uma versão do sistema do Traveller foi lançada pela Mongoose Publishing para criar o RPG retroclone “Cephus Engine”, que teve uma longa linha de suplementos. Apesar de toda a atualização de regras, seu design é ainda focado para o estilo de jogo dos anos 70, seguindo a tendência OSR, ou seja, muitas coisas são aleatoriamente geradas e a arte interna ainda se parece com ilustrações do período.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!

Apesar do Traveller 5ª Edição já ter sido lançado em 2013 e a equipe de desenvolvimento estudou todo o feedback que receberam ao longo dos anos, trabalhando na melhoria do sistema, implementando uma errata e novas mecânicas de jogo.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!

Além dos três livros básicos de capa preta (estilo retrô) que vem em uma caixa envernizada, o financiamento permite a você adquirir o livro “The Traveler Novel – Agent of the Imperium”, que dá uma perspectiva sobre a história do universo criado por Marc. Neste financiamento, eles estão oferecendo uma cópia impressa deste livro e um Audiobook (em dois CDs; cerca de 10 horas de áudio). Nesse caso, os discos de Audiobook incluem o eBook Romance e um PDF com notas de rodapé: 300 notas explicando e detalhando o que está acontecendo na história.

A AMBIENTAÇÃO

O cenário apresenta vários descendentes da humanidade que são chamados coletivamente de Humaniti. Estes incluem os Solomani, humanos que emigraram da Terra nos últimos milhares de anos; os Vilani, seres humanos abduzidos da Terra há dezenas de milhares de anos pelos Antigos que fundaram o Primeiro Império; e os Zhodani, seres humanos psíquicos governados por nobres psionicamente dotados.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!
Arte interna do livro básico de T5.

Apesar do domínio temático da raça humana, com a maioria das aventuras ocorrendo no espaço humano, o universo de Traveller é cosmopolita, contendo muitas espécies tecnologicamente avançadas conhecidas como sofontes, termo emprestado de obras de ficção científica do passado. O cenário se refere prioritariamente a seis raças principais que desenvolveram viagens mais rápidas que a luz, de forma independente. Além de Humaniti, a lista padrão das principais raças inclui o felinóide Aslan; o reptiliano alado Droyne; os seres insetóides com mente coletiva chamados de Hivers (Colmeia); o militante centauro K’kree e o híbrido de lobo chamado Vargr.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!
Um piloto Vaugr.

A galáxia é regida pelo Terceiro Império, uma união feudal de mundos, onde a nobreza local opera livre de supervisão ou restrições. A tecnologia é um fator determinante para a sobrevivência das classes servis e mercantes, assim como transporte de cargas, tropas e emissários pelos sistemas estelares são dependentes de viagens mais rápidas que a luz.

O SISTEMA

Existem 17 carreiras para escolher. Elas diferem um pouco do Traveller original e do Megatraveller, mas são familiares aos fãs. É possível mudar de carreira sem penalidade, a menos que você falhe em um teste de continuação (Sim, você deve fazer testes de educação para avançar na criação do personagem, mais detalhes a frente), caso em que o desenvolvimento da carreira acabou e seu personagem entra em jogo. Todos os personagens têm a opção de ir para a faculdade, universidade ou academias especializadas.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!
Dados do jogo Traveller 5 criados pela Game Science.

A geração de personagem é totalmente aleatória, mas foram tomadas medidas para tornar mais fácil obter as habilidades que você deseja que seu personagem tenha. O processo de criação de personagem envolve 48 páginas de detalhamentos, incluindo aleatoriedade de antecedentes.

Pelo sistema, os humanos têm seis atributos rolados em 2d6: Força, Destreza, Resistência, Inteligência e Posição Social. As raças “alienígenas” possuem alguns atributos diferentes, porém dependendo do tipo de aventura ou campanha que estiver realizando, inclui atributos como poder psiônico e sanidade. O problema é que não há nenhuma diferenciação entre humanos e alienígenas de forma física, exceto nos valores estatísticos.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!

A parte de perícias envolve uma escolha parcial para seu personagem, pois é necessário fazer um teste para cada um dos cinco anos em que você estiver em uma faculdade, e este teste é um 2d6 e deve obter resultados inferiores ao valor de educação que você tenha. Para cada sucesso, uma parte da educação de seu personagem é inserida. Há opções extras de antecedentes que, por incrível que pareça, podem matar seu personagem no processo de criação e fazer com que o jogador recomece do inicio. As melhorias do Traveller visam trazer o sistema para um design de jogo mais moderno, tanto que os personagens podem obter o seguro de clonagem e cyberequipamentos como benefícios.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!

Cada sistema de regras possui seu próprio mecanismo de tarefas para resolver ações de personagens. Alguns sistemas usam dois ou três dados de seis lados enquanto outros usam múltiplos dados de seis lados, ou um dado de vinte lados. Os números-alvos são tipicamente determinados pelo mestre do jogo, que leva em consideração a dificuldade da tarefa, o nível de habilidade e um atributo. A situação e o equipamento usado podem fornecer um bônus ou penalidade a um teste. Dependendo da tarefa, um sucesso pode exigir uma rolagem acima ou abaixo do número base.

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!

O combate pessoal no Traveller 5 converge na ideias de que é mais fácil atirar em alguém do que socar ou chutar uma pessoa a poucos metros de sua posição. Basicamente você gera um número alvo ao somar seu atributo de ataque (Força ou Destreza) à sua perícia, e reduz a defesa (que usa calculo similar) do oponente para depois rolar dados D6 e tirar o resultado abaixo desse número alvo. O combate à longa distância usa valores fixos e tende a ser muito mais rápido e mortal. Outro grande problema que o sistema oferece é que essas atualizações do sistema ao que parecem, não alteraram a dificuldade em construir equipamentos ou de navegar pelo espaço pelo sistema do T5, que envolve decorar alguns códigos hexadecimais, fazer cálculos matemáticos e ter de enfrentar o resultado aleatório de falha que é gerado pelo dado de destino (1d6 é rolado pelo mestre secretamente e comparado a sua margem de sucesso… se ela não for igual ou maior que esse dado de destino, seu teste falha miseravelmente).

TRAVELLER 5ª EDIÇÃO, FINANCIADO COM SUCESSO!

Em resumo, T5 é um sistema denso e algumas vezes confuso para qualquer um que não esteja acostumado a lidar com jogos OSR, podendo frustrar a diversão de um grupo que não esteja interessado em jogar algo que dependa de aleatoriedade extrema. Infelizmente, os livros básicos de T5 parecem um ensaio didático que combina física e álgebra mas que foi mal traduzido da edição original em Klingon. Aos fãs brasileiros de Traveller que desejam participar desta campanha de financiamento, clique neste link!

Se você deseja experimentar o cenário de Traveller e não curte OSR, minha dica é adquirir a versão da Mongoose Publishing que possui um sistema mais dinâmico, está melhor diagramado e arte é muito mais interessante sem perder o estilo retrô.

Curta a página do Papo Aleatório para mais novidades.

Curta também a nossa página do NERDCARD no Facebook.

Não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube: youtube.com/c/papoaleatorio e de fazer seu comentário aqui no site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *