MAGIC: THE GATHERING NÃO IRÁ MAIS TER PREÇO SUGERIDO PELA WIZARDS OF THE COAST!

0

Decisão afetará diretamente como o MTG será comercializado no mundo.

0
(0)

Devido a globalização de seus produtos, a Wizards of the Coast anunciou na última segunda-feira que não mais irá usar o método de MSRP (Preço Sugerido do Fabricante) e que deixará os distribuidores e lojas darem seu próprio preço para a linha de Magic: The Gathering a partir do lançamento de “War of the Spark”. A mudança ocorre em um momento em que a Wizards of the Coast vem construindo mais parcerias de vendas diretas com empresas como Amazon, WalMart e Target, para ampliar a parcela de vendas de seus produtos diretamente aos consumidores online.

O QUE É PREÇO SUGERIDO?

De acordo com Luiz Pereira, diretor comercial da plataforma inteligente Precifica, “o tema ainda gera polêmica, sobretudo com varejistas que querem praticar preços acima ou abaixo da sugestão. Entretanto, a legislação brasileira permite a prática para que as indústrias também possam desenhar ações de vendas. Alguns segmentos não são obrigados a adotar o preço sugerido, como é o caso da maioria dos produtos alimentícios, por exemplo. Entretanto, em outras categorias é obrigatório seguir à risca a orientação que vem dos fabricantes: o cigarro é o caso mais conhecido, assim como a indústria automobilística”.

Nas leis americanas, os preços fixos oferecem alguma proteção de valor aos pequenos comerciantes em concorrência contra grandes organizações varejistas, porém muitos fabricantes adotaram o MSRP, um preço pelo qual o fabricante sugere que o item seja precificado por um varejista. O termo “sugerido” pode ser enganador porque, em muitos casos, o preço sugerido pelo MSRP é extremamente alto, abrindo a chance para oportunistas que manipulam o valor de venda de produtos para que o consumidor os adquira por preço substancialmente abaixo do MSRP, mas ainda ter margem para lucro. As lojas que praticam descontos se beneficiam do MSRPs pois criam a ilusão de que o valor praticado pelos concorrentes é exorbitante e o desconto oferecido aumenta o valor percebido para os clientes.

AS CONSEQUÊNCIAS PARA O MERCADO MUNDIAL

Evan Erwin, gerente de marketing da CoolStuff Inc, explicou que “a diminuição na transparência de preços vai permitir à WotC/Hasbro ditar o preço vendido a diferentes mercados, com pouca ou nenhuma reação pública (ou seja, aplicando aumentos velados de MSRP). Os distribuidores podem comprar diretamente pelo preço X, enquanto a Amazon, Walmart, Big Box pode potencialmente obter preço Y. E muitas vezes Y é muito menos que X. E isso vai gerar grandes problemas para os pequenos lojistas que não terão como pagar para ter acesso a um determinado tipo de série que está em alta, nem praticar o mesmo tipo de preço que as grandes redes sem causar prejuizos aos seus negócios”.

A maior preocupação dos consumidores de Magic sobre esse assunto é a ausência de transparência no processo de precificação, especialmente para aqueles que estão engajados em participar de competições. Muitos já estão lutando contra os custos crescentes tanto dos torneios oficiais como do mercado paralelo de Magic que envolve a venda avulsa de cartas.

Recentemente, quando a imprensa especializada apresentou as preocupações do público de que a mudança tornaria o processo menos transparente, dando uma vantagem à Amazon (que tem uma parceria comercial desde Setembro de 2018), a Wizards of the Coast comentou que “os varejistas são capazes de avaliar os produtos da linha Magic e precificar cada um para atender à demanda do consumidor”.

Curta a página do Papo Aleatório para mais novidades.

Curta também a nossa página do NERDCard no Facebook.

Não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube: youtube.com/c/papoaleatorio e de fazer seu comentário aqui no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *