GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019
4 10 min 5 anos
0
(0)
GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019

Dois anúncios oficiais da Galápagos Jogos pegaram a comunidade nerd de supresa esta semana. Na segunda-feira, a empresa confirmou que se tornou distribuidora oficial de Magic: the Gathering, um dos mais famosos e lucrativos cardgames de todos os tempos, e logo em seguida, na Terça-feira, anunciou que está trazendo para o Brasil a versão traduzida de Dungeons and Dragons – 5ª Edição a partir do segundo semestre de 2019. Estes dois feitos mostram como a aquisição da Galápagos Jogos pela gigante Asmodee está ampliando o mercado nacional na parte de boardgames e RPG.

A Asmodee Group é dona da FantasyFlight Games, Days of Wonder e outras empresas de renome internacional, logo era esperado que a Galápagos Jogos receberia respaldo técnico e logístico para se tornar uma grande distribuidora de duas linhas de produtos importantes da Wizards of the Coast.

GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019
Imagem das capas da Galápagos Jogos.

A notícia sobre Dungeons and Dragons em português animou a comunidade de jogadores nacionais que ainda se lembram da tentativa anterior de trazer os livros traduzidos pela joint-venture criada pelas empresas RedboxFire on Board e MeepleBR, que acabou por se tornar uma história de traição e escândalo judiciário na época. A confusão foi parar nas redes sociais e levou a Gale Force Nine, responsável pela distribuição da licença, a suspender o processo até que o incidente fosse resolvido nas cortes brasileiras. Muitos achavam que, graças ao muito comentado “DnD Gate”(apelido dado ao incidente na época), jamais iriamos ver os livros sendo vendidos em nosso idioma.

De acordo com o site Jovem Nerd, em nota exclusiva, Yuri Fang, CEO da empresa Galápagos declarou que “é uma honra poder trazer o D&D para o Brasil. Estamos muito animados com o anúncio, e trabalharemos com a linha completa de produtos por aqui. Sabemos que, assim como nós, os fãs brasileiros estão bastante ansiosos para ver o D&D no país”.

Para esclarecer as dúvidas de nossos leitores, o PapoAleatório entrou em contato com a Galápagos Jogos que nos permitiu fazer uma rápida entrevista com Íris Schardt, Gerente de Comunicação e Marketing da empresa.

GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019

Papo Aleatório:  Os livros a serem lançados estarão com todas as últimas atualizações das erratas oficiais da Wizards of the Coast de novembro de 2018, e qualquer outra mais recente, antes de seulançamento no segundo semestre de2019? 

Íris: Sim, os livros lançados contemplarão todas as erratas identificadas até a data de finalização da localização, que ocorre logo antes da impressão. Pode acontecer de uma errata ser publicada entre a finalizaçãoda localização e o lançamento do livro. Caso ocorra, estas não constarão na versão nacional.

 
PA: A tradução do livro como será feita? Soubemos de uma fonte anônima que a Galápagos Jogos usaria a tradução da empresa Fire on Board, que esteve envolvida na última tentativa frustrada de trazer os livros para o Brasil. Isso é verdade? 

Íris: Não. A tradução realizada é completamente nova. Não será usado nenhum trabalho realizado pela empresa Fire on Board. Para a tradução, teremos uma equipe multidisciplinar, composta por membros da comunidade (mestres e jogadores), tradutores e revisores profissionais – contando, inclusive, com pessoas que participaram das traduções oficiais já feitas no Brasil.

PA: Como foi o processo de licenciamento com a Gale Force Nine após os incidentes do “DnD Gate”, que envolveu uma briga entre as editoras Red Box, Mepple Br e Fire on Board? 


Íris: Sempre trabalhamos diretamente com a Gale Force Nine, sem intermediários e sem associação como outras empresas. É uma parceria de distribuição do produto com exclusividade, em português, no Brasil.

PA: Os três livros serão colocados a venda diretamente ao consumidor por pré-venda ou financiamento coletivo? 

Íris: Não haverá financiamento coletivo. Os produtos estarão disponíveis através de nossos canais convencionais: nossa loja online e lojas parceiras.

PA: Com a chegada de D&D no Brasil, a Galápagos irá retomar a comercialização de Star Wars RPG e trará Lenda dos Cinco Anéis 5ª. Edição, também? 

Íris: Cada um desses produtos é completamente independente um do outro. Estamos estudando o lançamento de mais RPGs e pretendemos investir bastante nessa área nos próximos anos, mas ainda sem confirmações ou mais detalhes.

GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019

PA: Quando se inicia a operação dedistribuição do Magic pela Galápagos no Brasil? 

Íris: O início da operação se dará em janeiro de 2019.

pa: A tradução das cartas irá seguir os termos criados pela Devir ou teremosalgo totalmente novo? 

Íris: A tradução de todos os materiais de MTG é de responsabilidade integral da Wizards of the Coast e, portanto, não existe influência das distribuidoras locais.


PA: Quais serão as primeiras coleções de Magic, que a Galápagos irá trazer para os fãs do jogo? Haverá edições especiais e limitadas para colecionadores?
 

Íris: Vamos trabalhar com todos os produtos disponíveis. Por enquanto não podemos passar mais detalhes.

4) Sabemos que a produção de Magic pela Wizards of the Coast é algo constante, logo qual seria a defasagem de tempo entre os produtos MTG lançados aqui no Brasil em relação ao mercado americano? 

Íris: A defasagem de tempo ocorre, principalmente, pelo prazo de importação dos produtos. Vamos trazê-los com a maior velocidade possível.

PA: Como serão organizados os torneios oficiais no Brasil? Jogadores nacionais terão chance de participar dos eventos competitivos nos Estados Unidos, como o Mythic Champions? 

Íris: A participação da Galápagos como distribuidora de MTG não altera em nada o Organized Play do jogo. As distribuidoras não interferem nesse tema, que permanece sendo de total responsabilidade da Wizards of the Coast.

OUTRAS NOVIDADES QUE ESTÃO CHEGANDO EM 2019

A partir de Janeiro um novo formato de Organized Play será implementado, no qual deixar-se-á de traduzir material promocional para agilizar a sincronização e permitir um alinhamento com os eventos internacionais.

Conforme anúncio oficial da Galápagos Jogos: “Além disso, passaremos o foco do nosso apoio para eventos, em vez de promocionais. Em 2019, queremos ter mais eventos relevantes e de acesso para a jornada do competidor, buscando a escalada e o acesso até os mundiais. Outro ponto importante é a ampliação da equipe TJO, que deverá trazer mais apoio para toda a comunicação dos nossos jogos competitivos. Todos os documentos relacionados a esses produtos, sendo manuais, updates de regras e erratas, também receberão mais atenção neste novo OP”.

GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019

 A empresa já anunciou que anova abordagem irá utilizar o método de “pre-order” para aquisição, pelo consumidor, de produtos também em inglês, com o intuito de manter o competidor sempre com sua coleção atualizada. O processo de tradução do X-Wing 2 para português já começou porém, tanto esta linha como Star Wars: Legion, Star Wars: Destiny e Krosmaster, irão adotar o novo modelo de vendas por “pre-order” com foco nos produtos em inglês.

GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019
Cardgame de L5R

Sobre o cardgame Legend of Five Rings, a Galápagos declarou que “com o fim do primeiro ano de assinaturas, em 2019 o L5R apresentará um modelo adicional de aquisição do produto em províncias e lojas selecionadas para ampliar o acesso ao produto e a eventos. O Ano II inicia no primeiro trimestre de 2019; teremos “Grand” eventos a caminho e a distribuição dos materiais promocionais também será em inglês. No caso das assinaturas, elas serão disponibilizadas assim que os produtos estiverem prontos para o envio”.   

O mais aguardado lançamento é Keyforge, que irá chegar ao mercado brasileiro em sua versão em inglês até fevereiro/19, mas há uma previsão desse linha de produto ser traduzida até Julho/19.

Curta a página do Papo Aleatório para mais novidades.

Curta também a nossa página do NERDCard no Facebook.

Não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube: youtube.com/c/papoaleatorio e de fazer seu comentário aqui no site.

4 thoughts on “GALÁPAGOS JOGOS MOSTRA SUA FORÇA EM 2019

  1. Minha maior preocupação em relação à tradução é que ela esteja alinhada com o trabalho feito com o conjunto de regras gerais de D&D que já está disponível gratuitamente no site do DM’s Guild. Termos importantes que ao meu ver foram muito bem adaptados, tal como salvaguarda no caso de Saving Throw, deveriam ser mantidos.

  2. Muito bacana a entrevista, mas se me permitem a crítica, deveriam ter se informado melhor sobre o Magic antes, pois muitas perguntas foram sobre partes do processo que qualquer jogador um pouco mais experiente sabe que não têm influência de distribuidores locais (como tradução do material e organização de eventos e torneios, por exemplo), e poderiam ter dado espaço a perguntas mais relevantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *