Crítica: GOOSEBUMPS 2: HALLOWEEN ASSOMBRADO

0
0
(0)
GOOSEBUMPS 2
Imagem: Cartaz de GOOSEBUMPS 2

Junte tramas corriqueiras de uma aventura adolescente e misture uma dose adequada de comédia, uma colher de suspense, algumas gotas de horror sobrenatural e você terá Goosebumps 2 – Halloween Assombrado, uma receita de diversão familiar garantida na telona do cinema. Apesar de ter o numero 2 no título, os eventos ocorridos no filme anterior não são parte direta da trama, permitindo assisti-lo sem conhecimento prévio do que ocorreu em  2015. Dessa forma, é praticamente um “novo episódio” da cine-série que ocorre com a presença de elementos (“assinatura”) que deixaram a série de livros e da TV famosas no mundo inteiro. O filme é baseado em uma célebre série literária homônima chamada Goosebumps, do autor R.L. Stine, que vendeu mais de meio milhão de exemplares e tem cerca de 330 títulos publicados dentro dessa franquia.

O autor R.L. Stine, cujo nome real é Robert Lawrence Stine J. Lussier, tem atualmente 75 anos de idade e nunca parou de escrever novas historias para a série literária Goosebumps, que já é publicada há mais de 30 anos. Com a adaptação dos livros para uma série de TV, Goosebumps sustentou 4 temporadas com 74 episódios ao todo entre 1995 a 1998. Uma das curiosidades é que assim que o seriado foi encerrado, Tim Burton se candidatou para adaptar Goosebumps para a tela grande, mas o presidente Chris Meledrandi da Fox Family comentou que nenhum roteiro estava satisfatório e havia uma enorme dúvida sobre quais monstros ou histórias poderiam ser misturadas para resultar em um bom filme, logo o projeto foi abandonado.

Em 2008 foi feita uma nova tentativa de realizar este filme, quando a Columbia Pictures conseguiu os direitos, porém a abordagem era de realizar um filme no estilo documentário falso (termo em inglês é mock-umentary) onde teríamos uma biografia do escritor que acabaria por libertar os monstros de seus livros no mundo real, mas o projeto foi engavetado até 2010. Infelizmente, o estúdio passou por outras prioridades e dois anos se passaram sem nenhuma notícia sobre a adaptação cinematográfica, o que levou o próprio autor R.L. Stine a expressar seu descontentamento com a situação. Por fim, em 2014, os estúdios receberam sinal verde para lançar o primeiro filme de Goosebumps após o próprio Jack Black falar com o autor e pedir apoio para o lançamento. Jack Black representou Stine no filme e assim surgiu a primeira adaptação em 2015 que seguiu uma abordagem de comédia de horror que não agradou os fãs mais longevos dos livros.

Apesar de ter uma premissa parecida com o filme anterior, esta sequência trás um humor leve e descontraído, enquanto apresenta seus protagonistas de forma divertida em situações cotidianas de colégio sem exageros ou situações forçadas. O roteiro realmente nos leva a um estilo de comédia de aventura bem divertido optando por se afastar da vertente horror infanto-juvenil, que em minha opinião o seriado dos anos 90 fazia muito bem, mas que ao ser passado para a tela no primeiro filme me soavam tolas e muito abaixo do esperado pelos fãs de R.L. Stine (mesmo que a bilheteria tenha alcançado 150 milhões de dólares na época). Dessa maneira, “ Goosebumps 2 – Halloween Assombrado” redime seu antecessor oferecendo bons momentos de suspense, mistério, diversão e traz acima de tudo um recheio de ótimas referências a outros filmes de terror e, claro, da própria série de TV e livros. Uma das coisas que mais gostei foi a maneira que trabalharam para criar uma homenagem a Nikolas Tesla dentro da narrativa, oferecendo ao público um pouco mais de quem era o inventor, pois a outra alternativa que foi cogitada nos rascunhos do roteiro iriam colocar a história  em um parque temático chamado “Horrorland” onde os numerosos personagens dos livros iriam fazer uma aparição.

Não deixe de ir com a família para ver as surpresas que lhe aguardam nesta empolgante história!

Nota:

Curta a página do Papo Aleatório para mais novidades sobre
“ Goosebumps 2 – Halloween Assombrado” .

Curta também a nossa página do NERDCard no Facebook.

Não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtubeyoutube.com/c/papoaleatorio e de fazer seu comentário aqui no site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *