Todos queremos Virgil nas telonas!
0 19 min 4 anos
0
(0)
Todos queremos Virgil nas telonas!

Com o anuncio do filme do mais amado herói de Dakota levantamos algumas curiosidades sobre o Super Choque!!!

Como surgiu o Super Choque?

Inicialmente, Virgil Hawkins (Super Choque), não participava do universo principal, mas ele precisava interagir com outros personagens, como Superboy. Assim foi criado o Dakotaverse, onde nada alterava a história principal.

Depois de um tempo, Virgil foi inserido no universo principal da DC por conta de sua popularidade.

Fazendo sua estréia em setembro de 2000 no canal americano The WB no bloco de programas infantis da emissora, Super Choque – criado por Dwayne McDuffie e Denys Cowan – continuou a ser exibido até maio de 2004.

No Brasil, o desenho chegou pouco tempo depois, sendo exibido na TV paga pelo Cartoon Network e na TV aberta pela SBT, que continuou exibindo episódios em reprises por muitos anos depois de sua conclusão.

Sobre seu nome

O nome completo do Super-Choque é Virgil Ovid Hawkins, e essa é, na verdade, uma homenagem ao primeiro afro-americano a entrar em uma faculdade de direito. 

Fraqueza

Os poderes de Virgil vem de um gás altamente radioativo que alteraram seu DNA e de mais algumas pessoas, que passaram a ser chamadas “Bang Babies”. Curiosamente, o Super-Choque é extremamente vulnerável a outros Bang Babies que utilizem energia elétrica como poder. 

Quadrinhos

Suas HQs surgiram 7 anos antes de surgir a historia do personagem ir para a tv.

Todos queremos Virgil nas telonas!
Esse é o visual original do herói!

As HQs foram criadas em 1993 pela Milestone. Seus criadores ião vender seus direitos autorais para a editora MARVEL COMICS, mas um acordo com a editora DC COMICS foi feito e os direitos do personagem foi vendido para a DC.

Representatividade

A Milestone foi criada por escritores negros que tinham como objetivo mostrar uma luta pela igualdade, eles acreditavam que as minorias eram mal representada nos quadrinhos.

Isso pode ser representado em vários personagens das HQs.O nome do protagonista na animação, Virgel Ovid Hawkings é uma homenagem ao afro-americano que cursou uma faculdade de direitos. Gear o melhor amigo de virgel é gay e sofreu muito bullying nas HQs.

Crossover

No início ele foi mostrado com alheio do Universo animado da DC, exemplo o superman sendo tratado como personagem fictício, na segunda temporada a série mostrou vários crossover com outras séries animadas.

Como, batman a série animada, batman do futuro e liga da justiça já apareceram no desenho do super choque, inclusive super choque já apareceu em liga da justiça sem limites.

Liga da justiça do futuro

O episódio 12 e 13 de liga da justiça sem limites mostra os heróis da liga passando pelo futuro em busca de um criminoso chamado de chronos,até que batman,lanterna e mulher maravilha param em gotham do futuro.

La eles encontram a liga da justiça do futuro, que tem como membro o filho do lanterna verde com mulher gavião, batman do futuro e super choque do futuro, que aparece com novo trage e mais maduro.

Trama

A trama inicial começa assim:durante uma briga de gangues, virgel decide ir até eles para de vingar de um valentão chamado Frances que o perturba na escola. A policia chega para interferir na briga e testar um gaz para imobilizar as gangues, no entanto isso da errado e causa um acidente chamado de Big Bang e causa uma terrível mutação nos criminosos que estavam la.

Assim os criminosos se tornam meta-humano, e usam seus poderes para cometer crimes, enquanto virgel decide usar para o bem e impedir os vilões.

Temas principais

Mesmo os super-heróis e os vilões fossem destaques da animação, o super choque é basicamente estabelecido na criminalidade, como brigas com sangues, bullying e até adolescentes levando armas de fogo para a escola.

Os cientistas e os avançados em ciências ilegais receberam atenção do desenho, questionando a moral e ética em alguns casos.

Família

Diferentes de outras animações, aonde a família nao interfere em nada, super choque é pautado em questões familiares.

Saudades de sua mãe, morta por uma bala perdida quando ela estava ajudando necessitados numa onda de violência,virgil tem dificuldades em se relacionar com sua irmã mais velha e mais madura que virgil,e a luta com seu pai para sustentar e proteger a sua família da criminalidade, foram pontos importantes da animação.

Virgil Hawkins era um garoto bem normal. Ele adorava HQs e games, mas tinha apenas um problema… era constantemente ridicularizado por um outro garoto da sua escola, chamado Francis Stone. Virgil era um cara tímido que preferia perder o seu tempo com os seus games e HQs, algo que fazia dele o alvo perfeito para qualquer brigão!

As coisas tomaram uma dimensão bem violenta!

Um dia, depois de ter sido violentamente espancado por Francis, um amigo próximo de Virgil chamado Larry o convida a ir até à Ilha Paris lhe garantido que teria uma oportunidade para se vingar das surras de Francis. Quando os dois chegam à ilha, Virgil encontra Francis acorrentado. Diante daquele cenário Larry passa uma pistola para a mão de Virgil.

Incrédulo com a atitude do seu amigo que, estava o incentivando a cometer um assassinato, Virgil atira a pistola para a água.

Nascimento do Super Choque

Enquanto Virgil estava na Ilha Paris, aconteceu uma luta enorme entre duas gangues rivais. A polícia rapidamente interviu utilizando gás pimenta, mas esse gás continha um químico misterioso que matou quase todos aqueles que estavam presentes na ilha. Apenas algumas pessoas sobreviveram, mas sofreram mutações terríveis.

No meio de toda esta catástrofe, Virgil teve alguma sorte, pois adquiriu poderes electromagnéticos que mais tarde decidiu utilizar para combater o crime.

Pode parecer clichê, mas os seus poderes são realmente fantásticos. O Super Choque consegue absorver e manipular qualquer tipo de energia. Além disso ele consegue disparar raios de eletricidade e utilizar essa mesma energia para criar um escudo protetor capaz de o defender de balas, lasers ou outro tipo de ataques.

O Super Choque consegue também magnetizar qualquer tipo de objetos (inclusive os não metálicos). Graças a este poder, ele já conseguiu levantar objetos com dezenas de toneladas e lançar esses mesmos objetos a velocidades impressionantes.

Nos Novos-52 da DC, Virgil já é um jovem adulto e trabalha nos Laboratórios STAR;

Todos queremos Virgil nas telonas!

O Super Choque sestá sempre acompanhado de uma espécie de disco metálico que usa para conseguir voar (se coloca em cima dele e utiliza os seus poderes eletromagnéticos para fazer levitar);

Ele já criou uniformes para outros heróis da DC como Robin e o Kid Flash;

Francis Stone, também ganhou superpoderes no mesmo incidente que criou o Super-Choque, mais tarde ele adotou o codinome, Hotstreak;

Virgil é fã de Pokémons, o seu favorito é o Pikachu!

Raio Negro

Como vocês devem saber, Raio Negro da DC Comics irá ganhar uma série live-action – porém fora do Arrowverso. A novidade para os fãs do Virgil é que, ainda que o criador do personagem Raio Negro não goste da ideia, o diretor da série, Salim Akil tem interesse em ter Super Choque nela.

Ele disse: “É claro que muitos fãs querem saber se outro herói negro com poderes elétricos irá aparecer em Raio Negro. Eu amo a ideia do Super-Choque aparecer e, caso tenhamos sucesso com o show, certamente podemos colocar outros personagens na trama. Estou mantendo as esperanças, porque amo aquele personagem.”

Deixo aqui uma lista dos melhores episódios:

Todos queremos Virgil nas telonas!

“CHOQUE NO SISTEMA” – EPISÓDIO 1

A principal razão pela qual Super Choque ainda é amado por muitos fãs é porque contava histórias que eram raramente contadas em outras animações. Suas histórias eram de um personagem negro totalmente desenvolvido, vivendo em uma cidade do interior e lidando com problemas reais.

Antes de se tornar um super-herói, Virgil Hawkins era apenas um garoto do ensino médio que tentava ficar longe de problemas. Ironicamente, foi isso que o levou a mais problemas, pois uma gangue local tentou pressioná-lo a se juntar a eles.

Episódio de estreia da série, “Choque No Sistema” é uma história de origem que foca em trabalhar a personalidade do herói e, diferente de boa parte das animações da época, também abordava questões familiares.

“FILHOS DOS PAIS” – EPISÓDIO 8

Uma das grandes vantagens de ter autores negros, como Dwayne McDuffie, por trás de um personagem principal negro, é a verdadeira representação e cuidado com os temas apresentados. 

No episódio “Filhos dos Pais”, racismo, pobreza e falta de moradia foram apresentados por uma visão adequada, com profundidade e sensibilidade. Virgil percebe que nunca esteve na casa de Richie e insiste em ir jantar e passar uma noite lá, mesmo Richie não querendo muito. Acontece que o pai de Richie é um fanático de mente fechada, que alimenta um ressentimento pessoal contra o hip-hop e “essas pessoas”. Virgil sobre racismo do pai do seu melhor amigo, algo que você não pode realmente descrever a menos que tenha vivido.

Todos queremos Virgil nas telonas!

“JIMMY” – EPISÓDIO 25

“Jimmy” é um dos episódios mais memoráveis de Super Choque, muito por ser tão diferente. Enquanto os episódios normalmente focavam na forma de superar um novo obstáculo ou um vilão, “Jimmy” deu um passo corajoso e assumiu assuntos muito mais pesados como bullying e violência armada em escolas.

O episódio começa mostrando Richie sendo colocado numa ambulância por um motivo não revelado. Mais tarde, Virgil é visto conversando com um psicólogo sobre os eventos ainda que ocorreram. Ele conta a história de um colega da escola chamado Jimmy, que estava sendo intimidado por um grupo de crianças e realmente não tinha ninguém para apoiá-lo. Um dia, Virgil e Richie foram à casa de Jimmy como bons amigos. Quando ele se oferece para lhes mostrar uma arma, Virgil rapidamente sai.

Mais tarde, Jimmy é intimidado a ponto de chorar. Para se vingar, ele rastreia os agressores e os coloca sobre a mira de uma arma, As coisas dão terrivelmente errado, como não poderia ser diferente com crianças e armas estão envolvidas. O mistério do início do episódio é solucionado: Richie levou um tiro. 

Ciente da importância da trama, o episódio também se certificou de incluir estatísticas sobre a violência armada e oferecer sugestões sobre segurança de armas e esforços anti-bullying.

“GEAR” – EPISÓDIO 28

Todos sabemos que bons heróis tem sempre um companheiro, mesmo que seja coisa rápida. Capitão América tem Bucky. Batman tem  Robin. Por que então Super Choque não deveria ter um? Na animação, descobrimos que o melhor amigo de Virgil, Richie, também é um meta-humano.

O mais legal é que enquanto o Super Choque podia controlar a eletricidade, Richie tem o poder de ser super-gênio. Ele sempre foi muito esperto, mas agora era esperto o suficiente para projetar um robô avançado capaz de ler seus pensamentos e botas de foguete que nem os militares eram capazes de criar. Richie estava confuso sobre seus poderes em comparação com todos os outros no começo, mas aprendeu a apreciar a importância da inteligência no combate ao crime.

“SUPER CHOQUE NA ÁFRICA”- EPISÓDIO 29

Outro episódio marcante da animação é quando Virgil vai pra África. “Super Choque na África” aborda como seu protagonista, um personagem negro, vem de um mundo completamente diferente e com outras experiências. 

Em Gana, eles conhecem um super-herói chamado Anansi, homenagem à aranha dos contos populares africanos. Também descobrem curiosidades sobre a história africana, aprendem sobre a independência de Gana, o papel do país no no comércio transatlântico de escravos e sobre pan-africanismo, ideologia que propõe a união de todos os povos da África como forma de potencializar a voz do continente no contexto internacional. 

Em um episódio carregado de informação e ação, um diálogo simples resume a sua importância: “Na África eu não sou um garoto negro. Sou só um garoto. Deve ser assim que você se sente todos os dias, não é?, diz Virgil para Richie ao telefone.

“SUA PRÓPRIA LIGA” – EPISÓDIOS 32 E 33

A maioria dos meta-humanos vilões em Dakota eram apenas adolescentes confusos e zangados tentando encontrar seu lugar no mundo e nunca tiveram realmente nenhuma intenção maldosa. Porém, há um momento em que tudo isso mudou.

Quando Super Choque e Gear são convocados para fazer parte da Liga da Justiça para ajudar na Torre de Vigilância, a dupla precisa participar de um batalha completa contra ninguém menos que Brainiac. O objetivo do vilão é dominar a Torre de Vigilância e usá-la para excluir toda a Terra. Com um pouco de ajuda, Super Choque e Gear provam seu valor ao enfrentar um dos maiores inimigos do Superman.

“FLASHBACK” – EPISÓDIO 38

Virgil não foi exceção à regra de que os super-heróis têm passados doloridos. Logo no primeiro episódio fica claro que sua mãe morreu pela violência causada por gangues, mas os detalhes eram escassos. O episódio “Flashback” preenche um pouco dessas lacunas. A mãe de Virgil, Jean, era paramédica e morreu durante uma noite de tumultos de gangues.

No início do episódio, Super Choque e Gear encontraram uma jovem chamada Nina que estava sendo perseguida por Ebon. Convenientemente, ela é uma meta-humana capaz de manipular o tempo e dá a Virgil a chance de viajar para o passado e salvar a vida de sua mãe. Quando Virgil volta, ele salva sua mãe de ser esmagada por um prédio em chamas e a leva para um telhado próximo. Lá, ele implora para que ela ficasse segura pelo resto da noite depois de revelar sua identidade. Infelizmente, ela é não faz o que o herói pede e logo volta às ruas para ajudar outras pessoas, levando a um futuro inevitável.

“VOLTANDO AO PASSADO” – EPISÓDIO 39

No episódio “Voltando ao passado”, Virgil fica preso ajudando sua irmã em um lar para idosos. Como um bom adolescente, ele odeia a tarefa e aproveita o ataques de robôs do mal como desculpa para sair. Virgil acaba recebendo ajuda de um idoso que mora no local, e revela ser super-herói aposentado chamado Soul Power, que também pode controlar a eletricidade. Durante o resto do episódio, Soul Power coloca Virgil sob seus cuidados para mostrar alguns truques novo. O episódio foi criado para apresentar Raio Negro, primeiro super-herói negro da DC criado por Tony Isabella, mas a DC não autorizou o uso do personagem.

“CHOQUE DO FUTURO” – EPISÓDIO 40

“Choque do Futuro” é, sem dúvida, um dos melhores episódios. É quando Virgil é enviado 40 anos no futuro enquanto tenta ajudar Batman e Robin. Ele acaba na Batcaverna lutando contra Terry McGinnis, o novo Batman depois que a idade de Bruce Wayne o forçou a se aposentar. Bruce eventualmente intervém e diz que eles trabalharão juntos para resgatar um herói sequestrado. Este não era qualquer herói, no entanto. Foi um dos maiores heróis do mundo: Super Choque.

Embora apareça rapidamente, temos uma ideia de como o Super Choque seria incrível no futuro, sendo capaz de enfrentar sozinho mais de 20 bandidos com alguns socos. Até a gangue do Coringa aparece no episódio, ajudando a matar a saudades de Batman Beyond.

O Super Choque do futuro também aparece em um episódio de Liga da Justiça Sem Limites.

Não deixe de se inscrever em nossos canais:
 Youtube, Facebook e Instagram e de fazer seu comentário aqui no site!
Curta a página do Papo Aleatório para mais novidades.
VIDA LONGA E PROSPERA NERDS E GEEKS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *