Mistborm – Livro 1 - O Império Final – Brandon Sanderson
0 5 min 4 anos
0
(0)
Mistborm – Livro 1 - O Império Final – Brandon Sanderson

Brandon Sanderson é um dos autores de fantasia prestigiados de sua geração. Elantris, de 2005 recebeu críticas extremamente positivas na época, mas foi Mistborm – O Império final de 2006 que veio a se tornar a maior marca no seu trabalho como autor.

“Certa vez um herói foi escolhido para salvar o mundo. Ele falhou”.

Essa é a ideia que serve de base para toda a trama de Mistborm – O Império Final. Aqui vemos Kelsier um Nascido das Brumas, um tipo de ser capaz de usar todos os dons alomêticos. Talvez ele fosse o primeiro Skaa (uma raça que é escravizada pelos nobres).

Kel é um ladrão, capaz de viver de golpes contra nobres, porém ele sonhou alto demais. Sonhou em derrubar o império do Senhor Soberano, um ser imortal e super poderoso, mas acabou preso e mandado as minas para trabalhar até a morte, mas não foi isso que aconteceu, seus dons despertaram, assim ele se tornou um Nascido das Brumas e fugiu para criar uma revolução que destruirá o tirano.

Assim que retorna para Luthadel encontra Vin, uma menina marginalizada mesmo entre os skaa, como cresceu em meio à brutalidade, não aprendeu a ter confiança, mas ao conhecer Kelsier, não vê crueldade para com seus companheiros, ele desconfia que a jovem ladra é também uma Nascida das Brumas embora ela mesmo não saiba.

Sua gangue é formada por Brisa, Marsh, Ham, Dox, Sazed, Fantasma.  Cada um deles com um dom alomâtico, a única exceção é Sazed, o sábio terrisano que tem a habilidade da memória e é um estudioso de religiões e culturas extintas pelo poder do Senhor Soberano. Assim como quase todos os membros de sua raça.

Cabe a Dox e Sazed a árdua missão de tornar Vin de uma garota de rua para uma dama da sociedade, ao mesmo tempo em que Kel treina seus talentos brumosos. Após semanas de treinamento a garota é manda para uma festa em uma casa nobre. Onde ela conhece Elend Venture.

Elend é o herdeiro de uma casa nobre, mas sua natureza rebelde o faz ter inúmeras brigas com seu pai, o jovem Venture tem um grupo de outros nobres que discutem política, luta de classe. Em meio a isso Vin chama a atenção dele, o que desagrada profundamente Kelsier.

Kelsier começa uma série de ataques a nobres com o intuito de criar uma guerra entre as casa da nobreza, é quando Vin percebe que Kel odeia profundamente os abastados, o que a leva a pensar se a luta é realmente pelo bem dos skaa ou apenas por um desejo de vingança que pode colocar pode colocar todo o Império em guerra.

Em meio ao desenvolvimento da trama, os personagens vão ganhando profundidade, surgi um novo metal alomâtco, Vin passa a lutar ao lado de Kelsier e conhece o horror que pode ser uma luta entre Brumosos.

Vin vai se envolvendo mais e mais com Elend, a cada novo encontro ambos passam a se aproximar ainda mais até que a atração fica inegável, a jovem tem acesso há uma cópia do diário do Herói das eras e ele vê um ser hesitante, com medo de falha.

Em um determinado momento Elend é preso junto com alguns membros da gangue de Kel, o que o leva a ter de combater o Senhor Soberano em praça pública, assim a história caminha para o fim, faltando apenas à luta derradeira contra o ser supremo.

Sanderson nos entrega uma história repleta de críticas sociais e política, com cenas de lutas de tirar o fôlego, personagens fascinantes, repleta de reviravoltas e cenas emocionantes.

Mistborm é uma série que vai te ganhar da primeira a última página, nos levando a um mundo destruído, onde apenas pela força e manipulações se pode vencer e mesmo os heróis são capazes de ato duvidosos.

Não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube: youtube.com/c/papoaleatorio e de fazer seu comentário aqui no site!

Curta a página do Papo Aleatório para mais novidades.

VIDA LONGA E PROSPERA NERDS E GEEKS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.