Avec editora ganha o prêmio Le Blanc
0 6 min 6 anos
0
(0)
Avec editora ganha o prêmio Le Blanc
Momento do recebimento do prêmio por Guanabara Real: A alcova da morte.

No último 11 de maio, a Avec Editora concorreu em 3 categorias para o 1º prêmio Le Blanc de Arte Sequencial, Animação e Literatura Fantástica, organizados pela escola de comunicação da UFRJ e a Universidade Veiga de Almeida (UVA) em razão da semana Internacional de Quadrinhos que aconteceu entre os dias 8 a 11 de Maio.

Foi decidido através de votação, com ajuda do público por meio da internet e por uma bancada composta de um júri técnico, que a Editora era a vencedora conquistando 3 prêmios, a saber:

1 – Romance NACIONAL de fantasia, ficção científica ou terror favorito publicado em 2017.

Vencedora: Guanabara Real: Alcova da morte

2 – História em quadrinhos ESTRANGEIRA favorita publicada em língua portuguesa em 2017

Vencedora: Alena

3 – História em quadrinhos NACIONAL favorita publicada por editora em 2017.

Vencedora: A infância do Brasil

 

Entrevistamos Artur Vecchi que é o Editor da Avec Editora sobre a premiação e algumas novidades da Editora ainda para esse ano.

Papo Aleatório: Parabéns Artur pelo prêmio!

Artur Vecchi: Obrigado!

Papo Aleatório: Artur, a Avec foi vencedora de 3 prêmios e um deles foi de Romance NACIONAL de fantasia, ficção científica ou terror favorito publicado em 2017. Hoje como você vê a importância da literatura nacional nos temas ficção científica, fantasia e terror?

Artur Vecchi: “ A Literatura fantástica tem uma grande função.

Uma vez que com mundos fantásticos, podemos estar discutindo situações do nosso próprio mundo…

Toda literatura, mesmo a retrofuturista, como o caso de Guanabara Real, dialoga bastante com o mundo em que vivemos. Logo toda obra de literatura fantástica nacional também dialoga o atual momento em que vivemos.

Você pode ver tanto em Guanabara Real quando na Ordem Vermelha, que também foi finalista, essa preocupação.

Através da literatura podemos discutir os problemas do nosso mundo atual”

 Papo Aleatório: Um dos personagens principais da trama de Guanabara Real é a detetive Maria Tereza Floresta, uma personagem forte e bastante rica em sua história. Hoje vemos que a Avec tem diversos livros que tem as mulheres num papel principal, onde há muito tempo atrás só se via personagens masculinos nesse estilo. Como você vê essa fantástica mudança nos seguimentos de heróis de hoje?

Artur Vecchi: “O mundo está mudando. Estamos só fazendo a nossa parte…

Os autores da Avec sabem do papel da literatura nesses novos tempos. Fora isso, em específico em Guanabara Real, tratamos de um trio de protagonistas de excluídos da sociedade, que pegam os casos que ninguém mais quer.

A Avec, esse ano vai continuar a tradição de mulheres protagonistas. Estamos lançando um novo volume de January Jones e em seguida lançaremos Betina Vlad e o Castelo da Noite Eterna.

E seremos responsáveis pela distribuição de “Quem matou o Caixeta?”, do mineiro Rainer Petter, que está todo online e discute muito os discursos de ódio da nossa sociedade.”

 Papo Aleatório: Saindo do evento. A Avec publicou Pesadelos Terríveis – RPG. Podemos esperar mais novidades vindas por ai para o público de role-play, como aconteceu com Beladona?

Artur Vecchi: “Em princípio, teremos mais um RPG em 2018. Lançaremos Arquivos Paranormais da Lampião. Novo jogo do Jorge Valpaços.”

 Papo Aleatório: Fantástico! Vendo o catálogo da Avec vemos muitos quadrinhos nacionais. Como você vê o crescimento do quadrinho nacional?

Artur Vecchi: O que posso dizer é que aumentou os eventos de quadrinhos e surgiu as graphic MSP.

Mas vamos fazendo a nossa parte… publicando quadrinhos de qualidade.

 Papo Aleatório: Artur, tem alguma coisa que você gostaria de falar?

Artur Vecchi:  Sim! Gostaria de agradecer a todos que votaram nos livros da AVEC para o prêmio Lê Blanc, e dizer que o prêmio nada mais é que uma consequência natural do trabalho de qualidade que estamos fazendo com os quadrinhos e romances.

Mais do que nacionais ou não, tentamos sempre trazer boas histórias para nossos leitores.

Papo Aleatório: Ok Artur. Muito obrigado por conceder essa entrevista e mais uma vez parabéns pelos prêmios conquistados.

Artur Vecchi: Opa, de nada.

 

Abaixo segue o link de uma matéria que colocamos sobre lançamentos da Avec Editora para esse ano de 2018.

Lançamentos para 2018 da AVEC Editora.

 

Curta a página do Papo Aleatório para mais novidades.

Curta também a nossa página do NERDCard no Facebook.

Não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtubeyoutube.com/c/papoaleatorio e de fazer seu comentário aqui no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *